sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Coisas que não farei na Turquia

Assistir à dança dos dervixes rodopiantes (sema)
Parece pitoresco, interessante, diferente. O problema é que se trata de uma cerimônia religiosa vendida como apresentação para turistas. E eu acho que existe um limite para certas coisas, pagar para ver a sema equivale a pagar para ver um padre distribuir a comunhão. Eu veria os dervixes se fosse convidado por um amigo turco, mas essa possibilidade é remota...
Ir a um banho turco
Há casas de banhos tradicionalíssimas e provavelmente lindas, mas definitivamente não me agrada a ideia de pagar para outro marmanjo me dar banho e me esfregar!
Sobrevoar a Capadócia de balão
Essa eu até faria. Estava disposto a superar meu medo de altura e a investir nesse que é um passeio tradicional, embora caro. Há tempos pensava em fazer um voo de balão. Porém, o tempo não ajudou enquanto estive na Capadócia! A começar pela noite em que cheguei, castigada por uma ventania que literalmente impediu meu avião de pousar em Kayseri. Nos outros dias, a coisa melhorou um pouco, mas só um pouco. Resultado: quase nenhum balão se arriscou. Com a maioria dos voos cancelados, vi a Capadócia do chão mesmo, o que já não é pouca coisa!

Um comentário:

Renata Teixeira disse...

Nunca havia ouvido falar na sema, mais uma lição aprendida com esse poeta engenheiro e pai de Puffin! Sobre os banhos, eu com toda a certeza do mundo não iria me aventurar numa indiada dessas. Nem consigo imaginar um macho peludo te dando banho! Horrível!!
Mas o voo de balão deve ter sido uma pena o tempo não melhorar. Quem sabe um dia, de passagem por essa terra que tanto te encantou!