quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Chocolate quente

"Vruća čokolada". Chocolate quente. Eis algo importante de se saber em croata. Entra-se num café ou numa confeitaria e pede-se "vruća čokolada", uma maravilha no inverno daqui. Querendo, pode-se ainda aproveitar para provar uma das tortas típicas da Croácia, ou então um "kroasan" (croissant) ou uma "strudla" (tipo de strüdel).
Mas voltemos à vaca fria, digo, ao chocolate quente. O ponto digno de nota é que ele é diferente do que se costuma fazer no Brasil. O chocolate quente croata é mais grosso, quase como se se estivesse bebendo um chocolate fundido. De fato, quando esfria um pouco, uma "nata" de chocolate chega a se formar. Uma delícia.
E o melhor é que eu aprendi um segredo simples: caixinhas mágicas do Dr. Oetker! Os supermercados vendem, em caixinhas ou em envelopes, o pó para preparar "vruća čokolada". Basta misturar com leite e aquecer. Da primeira vez, olhei com certa desconfiança para aquele pó mágico, mas o resultado é realmente bom.
Difícil vai ser ficar sem "vruća čokolada" no Brasil!

2 comentários:

Renata Teixeira disse...

Supermercados! Lugares mágicos em viagens. O quanto a gente conhece do lugar visitando seus supermercados. Gostamos tanto desse passeio, não sei bem se por sermos gulosos ou por sermos curiosos e gulosos! Acho que devias escrever sobre onde sabores/produtos te "levam". Imagino que iria parar na Croácia com o "vruća čokolada", nas Ilhas Faroe com o iogurte de laranja, em BH com o provocante (para não deixar a simplicidade de lado!) e tantos outros lugares já mencionados ou não no Cartas. Beijos meu querido.

Eduardo Trindade disse...

A passagem pelo supermercado é imprescindível em qualquer viagem! Vale, sim, mais detalhes a respeito das coisas que vemos, descobrimos, e até do que acabamso comprando (ou não...). Ou seja: mais uma "sugestão de pauta" aceita!