É claro que uma viagem por um lugar culturalmente tão diferente merece incluir (no mínimo) um capitulo sobre música. A música chinesa usa instrumentos diferentes dos nossos e, até mesmo, uma teoria musical um pouco diferente. Isso, por si só, já faz com que ela seja fascinante. Mas ainda há o fato de a língua chinesa ser uma língua tonal, o que torna cada canção muitíssimo melódica.
Tons
Há quem diga que, no "idioma" gaúcho, bah é uma palavra que pode ter diferentes significados conforme a entonação: há o bah de exclamação, de espanto, de descrença, de alegria...
Agora imaginem uma língua em que cada silaba tem uma entonação especifica. Uma língua em que, mudando a entonação, mudam o significado e o caractere usado para escrever cada sílaba. Esta é a língua chinesa, e é por isso que se diz que é uma língua tonal - são quatro tons possíveis para cada vogal, além do tom neutro. Eu estou achando que, para um chinês entender uma palavra no seu idioma, o tom chega a ser mais importante que qualquer outra coisa. Só assim para explicar a dificuldade que temos em nos comunicar, mesmo quando esforço ao máximo a minha pronúncia!
Enfim, uma consequência dessa complicação toda é que as canções chinesas possuem essa dança dos tons que não se encontra na musica ocidental...
CDs
Pensei em levar para o Brasil um CD de musica tradicional chinesa e outro de musica pop. Mas... minha nossa, eh tudo muito barato! Agora que dei por mim, minha bagagem jah ganhou o acréscimo de nove discos! E, no total, eu paguei soh o equivalente a uns vinte e tantos reais!
Os mais caros foram um álbum duplo com a "trilha sonora" oficial dos Jogos Olímpicos. Provavelmente será uma boa lembrança das musicas que tocavam nos locais de competição - aliás, tocavam na cidade inteira. Além desses, tenho outros: musica pop (pedi para a vendedora o que eu tenho ouvido no rádio), musica tradicional chinesa e... musica tradicional mongol!
Só vou escutar tudo isso em casa - certamente, todas essas lembranças me farão viajar ainda por um bom tempo, mesmo depois de ter voltado ao Brasil!