quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Guilin, Yangshuo e arredores

Eu achava que o Brasil, muito provavelmente, tinha as mais belas paisagens naturais do planeta. Bem, hoje eu descobri que, no minimo, a China eh uma "concorrente" muitissimo forte!
Estas paisagens do sudoeste do pais sao simplesmente espetaculares! Tao bonitas que fica dificil descreve-las sem usar simplesmente os adjetivos de praxe - bonito, lindo, maravilhoso etc.
Pescadores com grandes chapeus redondos em balsas de bambu. Picos de calcario ao fundo. Choroes, bambuzais e outras arvores. Arrozais. Um ceu lindo espelhado no rio. Estou falando daquela paisagem caracteristica da China, que eh inigualavel vista ao vivo.
Acho que ha muito tempo eu nao conseguia fotos tao bonitas quanto algumas de hoje! Estou ansioso para ve-las... O passeio de hoje conseguiu superar as minhas expectativas.
Como se nao bastasse isso, ainda fui brindado por um belo por-do-sol quando voltava a cidade!
E eh incrivel que, no Brasil, quase nao se ouve falar de Guilin! A cidade eh tao descohecida que eu quase a risquei do meu roteiro. Mas jah valeu a pena ter vindo ateh aqui. Conversando com outros turistas que tenho encontrado em minha viagem, a maioria passou ou vai passar por Pequim, Xangai, Xi'an e Guilin. E todos que foram a Xangai disseram que nao vale a pena - simplesmente uma grande cidade industrial. Exatamente a cidade que eu resolvi nao visitar! Cada uma das minhas leituras previas e preparativos tem sido muito validos, inclusive a tentativa de aprender chines...
Que, alias, tem uma pronuncia diferente aqui. O mais marcante sao os fonemas representados por "x" e "sh", que alguns pronunciam como "s" e outros como "ch". Detalhe? Pode ateh ser, mas basta isso para eles nao entenderem quando eu falo... Ou pior - considerando que "si" eh 4 e "shi" eh 10, estes dois numeros acabam ficando com a pronuncia bem parecida (soh se diferenciam pelo tom, que eh algo a que ainda nao me acostumei), e eh preciso ter cuidado na hora de negociar precos!

2 comentários:

rejane disse...

Paisagens mais lindas que o Rio??? Ah... preciso ir aih!!! Urgente!!!
Beijos!!!

Renata Teixeira disse...

Nuances na pronúncia... Lan!!!! A gente tentando dizer ao Lan onde fomos na nossa viagem ao país dele! Ele não entendeu de jeito nenhum. Só depois que viu escrito no livro.