segunda-feira, 16 de maio de 2011

Ciao!

Uma das coisas mais estranhas de quando se está na Itália é dizer "tchau" no lugar de "oi". Porque o cumprimento mais comum em italiano, ao se chegar a algum lugar, é justamente este, "ciao" ("tchau"). Eu sabia disto e não esperava me surpreender, mas de qualquer maneira é algo que leva certo tempo até a gente se acostumar.
Já para uma série de outras coisas, quase não é preciso saber muito de italiano. Pizza, como se sabe, é pizza mesmo. Fui pedir uma pizza de cogumelos, não conseguia lembrar a palavra até que ela me veio, negritando de tão óbvia: "funghi".
Na cafeteria, a coisa é mais fácil ainda. Enquanto que, no Brasil, os esnobes bebem "caffe macchiato", "marocchino" e outras variantes (pobre bebe quase a mesma coisa, mas com o nome de pingado, cortado etc.), aqui se pode pedir o café de nome mais rebuscado possível e ele será servido com toda a naturalidade (e o grão será, bem possivelmente, brasileiro).
Outras palavras, mesmo que a gente não use no cotidiano, estão no nosso inconsciente: "pomodoro" (tomate), "gelato" (sorvete) e por aí vai. De resto, ao menos nos lugares turísticos (que são quase todos quando se trata de Itália), pode-se passar bem sem o italiano: todos parecem falar inglês e mais um pouco de alguma outra língua. O que é quase uma pena em se tratando de um idioma tão sonoro quanto o deles!

Outra crônica inspirada em Roma: Chapéus

3 comentários:

Ariane Rodrigues disse...

Ciao, Eduardo! Vou à Itália em julho e pretendo falar muito em italiano pois é uma língua que soa maravilhosamente bem! Quando estive lá em 2006, na região montanhosa do Piemonte, as pessoas costumavam cumprimentar com "Salve"! Abraços!

A presto!

Ariane

Renata Teixeira disse...

Ciao Bella!!! Sua mãe comprou uma destas camisetas. Eram tantas camisetas com esses dizeres que ela se rendeu! A mais mágica de todas essas palavras em italiano é gelato - não pelo sonoridade, mas pelo prazer proporcionado por esse artigo maravilhoso! Gelatos de nutella! Só de pensar dá vontade de pegar um avião e voltar à Itália!! Topas dividir um gelato comigo?

Eduardo Trindade disse...

As camisetas italianas são muito criativas, embora às vezes acabem sendo repetitivas. Nesse ponto, os vendedores de "quincas" da Itália se parecem com os do Brasil!
"Partiu gelato"!