sábado, 23 de maio de 2009

Voltando para casa

A despedida, o final da viagem e das férias...
Costuma ser um dos momentos mais doloridos. É quando nos arrependemos de não termos feito isto ou aquilo, de não termos visitado este ou aquele lugar. É quando as tarefas da "vida real" surgem com sua face mais chata nos lembrando de que o mundo não parou enquanto estávamos fora e de que há muito trabalho à nossa espera...
Mas eu, como otimista que sou, gosto de pensar no outro lado de tudo. O final de uma viagem, por melhor que ela tenha sido, é sempre o início de uma próxima viagem. E partimos mais ricos de lembranças, de experiências, de aprendizados. Vários apendizados: da genealogia dos reis portugueses ao catálogo dos doces conventuais, da melhor forma de lavar e secar roupa num quarto de hotel à forma, sempre aperfeiçoada, de conviver dentro e fora deste mesmo quarto durante dias seguidos.
A viagem continua nos livros a serem lidos, nos discos a serem ouvidos, nas histórias a serem relembradas sempre com uma nova cor. Escrevo, já em casa, ouvindo um fado. Com o coração agradecido a este país que proporcionou tantas descobertas.

Fotografia: rosa-dos-ventos em Belém, Lisboa.

2 comentários:

Maggie disse...

Subscrevo estas tuas palavras em relação ao meu regresso do Brasil a Portugal. Levaste fado contigo, eu trouxe forró! Ou não fossemos nós cidadãos de países irmãos.
Sabes o que mais me impressionou quando cheguei ao Brasil (além da imensa simpatia dos teus concidadãos)?... Ouvir falar português! Uma coisa é saber que é assim, outra é vivê-la. Fantástica e inesquecível sensação.

Abraços, Eduardo... deste lado do Atlântico :)

rejane disse...

Sim, que ótima descrição do sentimento de regresso. A sensação de saudades misturada com a sensação da alegria de ter vivido tão maravilhosos momentos... e ter tanta história pra lembrar e contar!!! Realmente indescritível, só mesmo sabe quem vive isso.