quarta-feira, 13 de maio de 2009

A menina da ria

Aveiro, a 'Veneza portuguesa'. Eis uma cidade deliciosamente feminina.
Para começar, ela é banhada não por um rio, mas por uma ria - assim chamam uma espécie de lagoa-estuário nesta região do país.
Aveiro é elegantemente feminina quando se veste de pontes a cruzar seus braços. É languidamente feminina quando se estende em canais de água. É suavemente devota no convento onde viveu Santa Joana. E é saborosamente familiar quando oferece aos visitantes seus doces de ovos moles.
Nossa visita foi curta, mas suficiente para apreciar um pouco disto tudo, como numa espécie de degustação. E ainda tivemos tempo para ir à vizinha Costa Nova, um lugarejo à beira mar e à beira ria... Costa Nova de casas coloridas e listradas. Vibrantes como as cores dos próprios barcos que percorrem esta região.

5 comentários:

brasileirinha disse...

AGORA QUERO SABER QUAL A CIDADE PORTUGUESA MASCULINA COM CERTEZA.

ABRAÇO. BOA VIAGEM.

Eduardo Trindade disse...

Hum, é preciso descobrir, moça...
Dizem que Napoleão falava assim do Porto, mais esecificamente do rio Douro - seria um rio 'macho' por só a custo ser navegável. E agora me ocorre também Golegã, cidadezinha que é a terra do cavalo português.

Luísa disse...

Eduardo,

Caetano Veloso cantou "Menina da RIA", nessa cidade jovialmente feminina!
tem uma universidade nova e altamente produtiva em termos cientificos!
Um estádio de futebol novo (construido para o Euro2004).
Tem um doce regional fabuloso chamada "ovos moloes", que é vendido em pipinhas de Madeira decoradas com barquinhos da ria.
Tem as maiores e melhores salinas de Portugal.
Continuação de boa viagem!

Marta disse...

Será que deste conta que, ainda em viagem por estas bandas, te dequei a música? :)

beijos, querido amigo

Eduardo Trindade disse...

Marta,
É claro que me lembro disto! Eu confesso, e que justiça seja feita: eu não lembrava da música até tu teres falado dela quando eu estava aí... Eis um detalhe, que nas minhas atribulações, não coube na postagem, mas cá está agora.
Abraços!