quinta-feira, 19 de maio de 2011

Sob o sol da Toscana

Cada lugar pode ser visto de diferentes formas. Tudo depende do que prestamos atenção, da nossa experiência prévia e de que maneira reagimos.
Um dado interessante sobre a Toscana é que ela permite, de uma maneira bastante natural, esta multiplicidade de olhares. Eu, por exemplo, comecei por Florença - que, como escrevi, parecia-me grande mas acabou se mostrando não tão grande. Mesmo assim, é um ótimo lugar para conhecer gente, pois não faltam pessoas de toda parte com interesses similares. Não estou falando de virar a noite em festas intermináveis, mas simplesmente de trocar histórias de viagens. E, às vezes, histórias de vida (não será tudo a mesma coisa?).
Saindo de Florença, é uma delícia descobrir as cidades menores que há em volta, umas mais turísticas e outras nem tanto. O ritmo é mais lento, convida à contemplação e à degustação. Caminha-se sem a obrigação tácita de visitar museus imperdíveis ou de enfrentar filas.
O que não quer dizer que não haja museus, com ou sem filas. Quem quiser poderá dedicar facilmente um bom tempo a explorar tesouros renascentistas, medievais e até mesmo etruscos.
De um lado a outro, o trem é bastante conveniente. E passa-se por paisagens marcantes, campos, lagos e plantações. As mesmas paisagens que são deliciosas de se avistar do topo das colinas que aqui há aos montes, cada uma com um antigo povoado fortificado. Que, de forma quase paradoxal, hoje recebe os visitantes com os braços abertos.

3 comentários:

Barbara disse...

Oi Eduardo, tudo bem?
Quer dizer que você aproveitou para explorar a Toscana, além da clássica visita a Florença? Fez bem!
Eu moro aqui na Toscana, nos arredores do outlet The Mall (http://www.themall.it), você chegou a passar por lá?
Para quem gosta dos grandes estilistas italianos é um prato cheio porque dá para economizar bastante em relação aos preços no Brasil.
Bem, se você quiser saber de algo sobre a Italia é só me perguntar. Eu tenho um blog que fala sobre turismo na Italia.
Até a próxima,
abs,
Barbara

Renata Teixeira disse...

Meu passeio pela Toscana também começouo por Florença! Mas a cidade mais encantadora para mim foi a San Gimignano. Eu tendo a acreditar que, por alguma razão, o tempo não passa naquela cidade. Zanzando pelas ruas, olhando para os campos verdes ou averiguando quincas... tudo como se o tempo nunca mais fosse passar. O caminho entre Poggibonsi e San Gimignano é todo coberto por girassóis. Uma pena que eles se escondem no caminho de volta!!! :-D

Eduardo Trindade disse...

Como já disse, quero um dia voltar à Itália - e à Toscana - para aproveitá-la contigo! Que me leves a San Gimignano e que descubramos outras cidades... Ah, e que a gente saia numa caça às trufas!