sexta-feira, 13 de maio de 2011

Questão de tamanho

Malta tem todas as características de um pequeno-grande lugar. Deem uma olhada no mapa. Achem este ponto quase imperceptível e reparem na sua localização: entre a Europa e a África, a meio caminho entre Gibraltar e a Turquia - ponto focal, portanto, de algumas das mais influentes civilizações da história. (E, apesar de ter menos de 50 anos como nação independente, as mais antigas construções pré-históricas do mundo estão em Malta.)
Mais que servir de recheio para enciclopédias, isto ajuda a dar ao país um ar tão fascinante. A mistura cultural começa pela língua: o maltês é intrigante, tem uma sonoridade vagamente árabe entremeada de palavras latinas e anglossaxônicas. A comida também é uma mistura - das massas e dos pastéis à carne de caça, desta ao queijo. A arquitetura é de uma grandiosidade que espanta numa ilha tão pequena - reflexos talvez de uma história conturbada.
Um país lapidado pelos séculos. Assim como seus habitantes, cientes e orgulhosos de tudo o que já se viveu nesta terra arenosa. Alberto Caeiro, quando falava de sua aldeia, bem parecia estar falando como maltês: "porque eu sou do tamanho do que vejo/ e não do tamanho da minha altura".

2 comentários:

Renata Teixeira disse...

Meu bem, Malta é um dos lugares que eu gostaria que você me levasse. Gostei tanto das histórias que você me contou, das pessoas perguntando se você conhecia o Pelé, das paisagens que vi nas suas fotos... Acho que deve ser mesmo um lugar muito encantador! Espero que tenhas tempo para mais esse retorno!

Eduardo Trindade disse...

É um lugar pouco falado por aqui, mas que, de alguma forma, acabou me agradando. Com certeza seria muito bom visitá-lo contigo... Vejamos: é uma ilha, tem uma língua curiosa (mas também fala inglês)... E tem uma história fascinante.