segunda-feira, 9 de maio de 2011

Primeiras impressões de Malta

Cheguei a Malta ontem e, em um dia e meio, já posso dizer que o país me surpeendeu positivamente. Aliás, é fácil se surpreender aqui, as cidades são lindas e sutilmente exóticas, de um exotismo que deleita os olhos.
O país... Ando descobrindo que gosto mesmo de lugares assim, pequenos, quase escondidos, (talvez por isso) cheios de uma cultura particular. Ao mesmo tempo em que eu levaria tempo para conhecer toda a história, cultura ou língua daqui, com muito pouco seria possível dizer que percorri todo o país, tal a sua pequena dimensão.
Já numa das primeiras conversas, um senhor, ao saber que eu era brasileiro, começou a falar de futebol e do Pelé. Até aí, nenhuma novidade; curioso foi quando ele perguntou, como se fosse natural, se eu era amigo do Pelé. Para alguém acostumado a uma pequena ilha, deve ser difícil até mesmo imaginar um país das dimensões do nosso!
Não por acaso, dizem que a regra dos seis graus de separação não vale na ilha: aqui são dois graus, ou seja, um maltês pode não conhecer diretamente outro maltês tomado ao acaso, mas muito provavelmente conhece algum amigo em comum...

2 comentários:

Renata Teixeira disse...

Ahahahaha! Como estou lendo de trás pra frente, não sabia que você falava do episódio do Pelé!!! Muito divertido!!! Será que você conta dos refrigerantes em algum outro post? Adoro os seus "causos"!!! Leio e viajo! Leio e me divirto tanto! Você tem o dom das palavras e como o mundo não é justo, tem o dom dos números também! Que mundo injusto! E que sorte a minha!!!!!

Eduardo Trindade disse...

Normalmente acabamos conversando menos com as pessoas do lugar do que gostaríamos... Mas essa interação é sempre tão rica, não é mesmo?! E, olha, adoro ilhas, elas sempre têm umas peculiaridades que as tornam diferentes dos outros lugares!
Malta tem um refrigerante chamado Kinnie com um sabor bem característico, precisamos visitar o país para fazer uma degustação crítica dessa iguaria agora que estamos nos aprofundando no campo das delícias gasosas!