quarta-feira, 18 de maio de 2011

Binários

"...são só dois lados da mesma viagem..."
("Encontros e Despedidas", Geraldo Pereira)

A história que vão ler agora é uma pequena confissão de ignorância deste cronista que vos escreve...
Quem viaja de trem pela Itália logo aprende que, para tomar a composição certa, é preciso saber de qual das plataformas da estação ela sai. Aqui na Itália, cada uma destas posições nas plataformas é chamada de "binario".
Desde o começo, eu fiquei me indagando de onde terá vindo este termo, binário. Os binários não aparecem aos pares: contam se às dezenas nas estações maiores. Verdade que, em muitos casos, se agrupam dois a dois, mas isso não faz muito sentido para batizar a posição do trem como binário, ainda mais que há exceções.
Um trem que vai e volta, que chega e sai, que anda nos dois sentidos, daí o nome de binário? Pouco provável.
Mas por que diabos "binario"?
Hoje tive o estalo: andando de trem, observava o avanço mais ou menos monótono dos vagões sobre a paisagem, a linha férrea... E não é que me dei conta do que todo mundo sabe, isto é, que o trem corre por um par de trilhos? Um binário de trilhos, portanto! E nas estações, claro, há vários destes pares de trilhos - vários binários - correspondendo, cada um, a uma composição prestes a chegar ou a partir...

5 comentários:

nini disse...

Te estoy siguiendo....me encanta....nini

Armila disse...

Eduardo,estou encantada com as tuas histórias de viagem!Abraço. marli

Ariane Rodrigues disse...

:-)

Renata Teixeira disse...

Nossa! Vou te dar dois beijos por essa dedução! E mais dois beijos por dividir seu conhecimento conosco! E mais dois beijos por me fazer lembrar da Nini - acho que o primeiro comentário é da Nini mais fofa desse mundo né! Quantos beijos será que eu já te devo só desse post? <3

Eduardo Trindade disse...

Ah! Uma coisa boba como essa, mas não imagina o quanto eu fiquei quebrando a cabeça com isso a cada vez que chegava numa estação! (As coisas que se tem tempo de pensar quando se viaja sozinho...)
Sim, a única, querida e inimitável Nini!
E... deve infinitos beijos, ora! Como pretende pagar?