terça-feira, 12 de março de 2024

Sítios maias em Belize

Belize pode não ser o país com o maior número de sítios arqueológicos maias, mas, dado o seu tamanho, é provavelmente o que tem a maior concentração deles, e com o bônus de que são, em grande parte, facilmente acessíveis para visitantes como nós.

A maioria destes sítios está localizada no distrito de Cayo, no centro-oeste do país; não por acaso, é a região que fica na fronteira da Guatemala e que teve mais influência da colonização espanhola. Cruzando a fronteira estão as antigas cidades maias do lado guatemalteco, entre as quais se destaca a gigantesca Tikal. Cabe esclarecer que os maias não tinham uma organização como um império centralizado; pelo contrário, o que havia era um conjunto de cidades-estado que compartilhavam uma cultura similar, comercializavam e (ó ambição humana!) guerreavam entre si. Tikal foi, durante muito tempo, uma das mais poderosas destas cidades. Sua maior rival era Caracol, no lado belizenho (curiosamente, Guatemala e Belize também se envolveram em disputas diplomáticas por essas mesmas terras).

Caracol é, hoje, o maior sítio maia de Belize. É também um dos que têm acesso mais difícil. Chega-se lá através de uma estrada de 83 km a partir da moderna (para os padrões belizenhos) cidade de San Ignacio. Enquanto que metade dessa estrada é asfaltada, a outra metade é de terra ou de asfalto com buracos. Os relatos são um tanto assustadores: dizem que é impossível atravessá-la sem um bom 4x4, e os contratos das autolocadoras em geral proíbem que se dirija carros comuns neste trajeto. Por via das dúvidas, alugamos um 4x4 para esse dia. No final das contas, a estrada é melhor do que outras que já vimos no Brasil - qualquer carro alto e/ou com suspensão boa daria conta, ao menos durante a época de seca em que estávamos. O bom de alugar um carro em vez de contratar um passeio é que, além de sair mais barato, também tivemos liberdade para paradas adicionais ao longo do caminho: há belas cachoeiras e uma caverna de tirar o fôlego. Quanto a Caracol em si, não é tão grande quanto Tikal, mas é igualmente impressionante. Os templos e estruturas se misturam com a selva, e o coração da gente bate mais forte quando caminhamos no meio daqueles séculos de pedra.

Estrada para Caracol

Caracol

Bem mais próximo de San Ignacio fica outra antiga cidade maia, Xunantunich, que é o sítio arqueológico mais visitado de Belize. Uma de suas particularidades são os belíssimos frisos em relevo do templo principal. E o próprio trajeto para se chegar lá também é peculiar: mesmo sendo de fato perto e fácil de chegar, é preciso atravessar um rio numa balsa movida a manivela!

Xunantunich

De acesso ainda mais fácil são as ruínas de Cahal Pech, situadas numa colina dentro da cidade de San Ignacio. Cahal Pech é sensivelmente menor; enquanto que Caracol ou Xunantunich eram centro urbanos completos e bastante elaborados, Cahal Pech lembra mais um palacete construído para a elite - algo como um Alphaville maia.

Cahal Pech

Saindo um pouco de San Ignacio, acessível de barco pelo rio, chega-se a Lamanai, uma das localidades maias mais longevas - foi habitada continuamente por mais de três mil anos. A posição ao longo do rio dá um toque especial a Lamanai - além da beleza dos templos pode-se avistar uma fauna bastante variada dentro e fora d'água.

Lamanai

Relativamente próximo a Belize City (a maior cidade do país) fica o sítio maia de Altun Ha. Este foi uma cidade de tamanho médio e está hoje muito bem cuidado e conservado. Visitamo-lo ao final da tarde, momento em que a luz torna a paisagem particularmente bonita.

Altun Ha

E, para completar o roteiro maia-belizenho, temos Actun Tunichil Muknal (ATM). Ao contrário dos outros lugares citados, este não é uma cidade antiga, mas uma imensa caverna semi-inundada utilizada pelos maias (ao que tudo indica) para cerimônias religiosas, incluindo sacrifícios humanos. Adentrar esta caverna é quase uma aventura, uma experiência realmente única. Uma visita a ATM envolve mais de uma hora dentro da caverna, na maior parte do tempo com água pela cintura, eventualmente com água no pescoço. Na parte mais profunda se encontram antigos artefatos, como vasos e tigelas, e ossadas humanas.

No caminho para a entrada de Altun Tunichil Muknal

Tudo somado, tem-se um vislumbre de uma cultura quase esquecida por nós hoje em dia, e que no entanto ainda é muito presente na América Central.

Nenhum comentário: