Diz a sabedoria popular: "antes tarde do que nunca" e "a vida é muito curta para se comer e beber mal". Sendo assim, puxem uma cadeira que o almoço está servido. No cardápio, o Guia Puffin de Gastronomia 2024, publicação que, desde 2015, inspira e reconhece a boa comida!
Zingo e Ringo, São Paulo - 1 enguia
Um ambiente relativamente despojado, mas de muito bom gosto, com comida e decoração inspirados na Síria.
Uma bela surpresa escondida no terraço de uma pousada na margem direita do rio Nilo. Comida tradicional egípcia bem preparada e com tudo a que se tem direito.
Oferece um longo e delicioso menu degustação de comida mexicana contemporânea. Os pratos são irrepreensíveis; o salão, infelizmente, pode ser bem barulhento.
Les Berges de Seine, Paris (França) - 1 enguiaOutra surpresa que foge um pouco do roteiro gastronômico tradicional, este é um restaurante no hotel Les Quais de Lutèce, no Parc Astérix. Já na chegada chama a atenção pela decoração bem humorada e com inúmeras referências às histórias do herói gaulês. Serve tanto café-da-manhã quanto jantar, ambos com comida farta e de boa qualidade - como se esperaria de um belo banquete numa certa aldeia da Armórica.
O Escandinavo, São Paulo - 1 enguia
Uma das características de São Paulo é a variedade de restaurantes que oferecem comida de vários lugares do país e do mundo, reflexo da quantidade de imigrantes que a cidade tem recebido. No caso d'O Escandinavo, a chef é brasileira, mas o menu e a decoração remetem aos países nórdicos. Tudo é pensado para que a refeição seja um passeio pela cultura de Dinamarca, Noruega, Suécia, Finlândia e Ilhas Faroé. De quebra, o menu degustação é harmonizado com sucos, uma combinação rara em nosso país.
Nelita, São Paulo - 2 enguias
A chef Tássia Magalhães oferece um menu de comida italiana contemporânea dos mais saborosos. O menu degustação é oferecido num balcão em frente à cozinha, de onde se pode ver toda a finalização dos pratos.
Vinnet Bhatia é um "chef celebridade" com alguns restaurantes pelo mundo. Coincidência ou não, sua fama cresceu na época em que foi citado na primeira edição do Guia Puffin de Gastronomia! Ao provar sua especialidade (cozinha indiana contemporânea) no Rasoi, vê-se que a fama é merecida.
Como muita coisa em Dubai, este restaurante é de cair o queixo - um ambiente elegante de frente para um gigantesco aquário de água salgada. E não é só aparência: a comida está absolutamente à altura de todo o resto. O francês Gregoire Berger é responsável pelo menu, pensado como uma verdadeira viagem culinária.
Field, Praga (Rep. Tcheca) - 3 enguias
Jantar no Field, do chef Radek Kašpárek, é provavelmente o melhor programa para uma noite chuvosa de outono em Praga (na verdade, para qualquer noite em Praga). O espaço é amplo, mas com uma decoração intimista, excelente para uma refeição a dois. A comida valoriza ingredientes locais tchecos, preparados com primor. Tudo com uma grande atenção aos detalhes que dá vontade de voltar mais vezes. Ah, se a vida não fosse tão curta para tanta comida boa a ser experimentada!