sábado, 24 de março de 2018

Gangneung, a Olimpíada no gelo

Parte 2/2 da crônica sobre os jogos de PyeongChang 2018. Primeira parte aqui.
Gangneung, cidade litorânea vizinha a PyeongChang, foi a sede das competições de gelo em estádio fechado - como hóquei, patinação e curling. Ao contrário de PyeongChang propriamente dita, onde os eventos eram mais dispersos e de difícil acesso (por conta da própria natureza dos esportes disputados lá), em Gangneung a maioria das competições ficou concentrada num belo parque olímpico. De quebra, estávamos hospedados a apenas um quilômetro desse parque olímpico, de tal forma que era fácil ir e voltar a pé. Perfeito para nós, que queríamos aproveitar a oportunidade de presenciar diferentes modalidades.

Hóquei no gelo. De todos os esportes que vimos, era o único que já tínhamos assistido a uma partida antes. Ainda assim, Olimpíada é Olimpíada, e hóquei no gelo é um esporte simplesmente impressionante. Afinal, pessoas normais como nós teriam dificuldade em fazer qualquer uma das seguintes coisas separadamente, que dirá ao mesmo tempo: patinar com desenvoltura, incluindo mudanças bruscas de velocidade e direção; tacar com precisão um disco a 150 km/h; defender esse mesmo disco; resistir a trombadas e empurrões violentos e levantar-se/recuperar-se deles rapidamente.

Patinação de velocidade. Aqui a história parece um pouco mais fácil, mas só parece, porque quando se tem noção da velocidade que os patinadores atingem, a coisa fica mesmo impressionante. Além disso, algo que descobrimos é que os coreanos têm verdadeira paixão por patins. Nas ruas e parques das duas Coreias vemos crianças e jovens patinando. E, durante as Olimpíadas, o que mais a televisão mostrava eram as competições de patinação, as quais, provavelmente não por acaso, também eram o ponto forte dos competidores coreanos.

Patinação artística. Se a patinação de velocidade parece um balé, com seus movimentos ritmados e precisos, a patinação artística é um primor de dança no mais alto nível. Para ela, vale algo parecido ao que escrevi sobre o hóquei: se para quem tem dois pés esquerdos, como eu, qualquer passo de dança já é um desafio, fazer movimentos coreografados em cima de patins, e em duplas, é incrível. E belo.

Curling. Ah, curling, o jogo da vassourinha! Não é que adoramos e nos divertimos muito? O jogo envolve estratégia e precisão e consegue se manter emocionante até o último ponto. Além disso, é curioso descobrir que o curling atrai não somente curiosos como nós, mas verdadeiros fãs que acompanham o esporte e assistem às partidas paramentados a caráter!

No final das contas, os dias lá passaram tão rápido! É o tipo de evento que deixa saudades quando acaba. Ainda bem que ainda tinha muita coisa para acontecer em nossa viagem.

2 comentários:

Renata Teixeira disse...

Esportes de gelo são muito incríveis! Como é que se consegue fazer tantos movimentos se equilibrando em cima de patins numa pista de gelo? Muito fantástico mesmo! Um ponto muito interessante foi a tv coreana não transmitir todos os jogos, mas apenas os jogos com atletas coreanos. Os jogos deixaram saudade mesmo, fica um gostinho de quero mais...

Eduardo Trindade disse...

Sim, por mais que a gente procurasse, praticamente só achava na TV as competições que envolviam algum coreano. Cada medalha deles, especialmente as da patinação, era repetida até "rasgar a fita"!
Mas tudo bem: os jogos foram muito gostosos, a gente ficava com vontade de que não terminassem nunca!