17 de fevereiro de 2017, 9º aniversário da declaração de independência do Kosovo |
terça-feira, 7 de março de 2017
Entendendo o Kosovo
5 comentários:
- Renata Teixeira disse...
-
O Kosovo é um país lindo. Chegar ao Kosovo cortando montanhas nevadas, estradas apertadas, a alegria de ver um passaporte kosovar no banco do lado e a expectativa de chegar logo, de realizar o antigo desejo de pisar logo no chão daquele país (quando o desejo nasceu, o Kosovo ainda nem era ainda um país). Cada pontinha bonita me enchia de orgulho e cada cão abandonado me enchia de tristeza. Pensar o Kosovo como um bebê foi analogia que me deixou feliz. Lembra-me de que os bebês crescem e ficam independentes. Vimos muitos jovens nas saídas das universidades, carinhas bonitas e sorridentes, com um grande trabalho de consolidação da paz e do desenvolvimento pela frente. Não posso deixar de mencionar que a cor das águas dos rios dos Bálcãs são as mais incríveis e maravilhosas que já vi na vida!
- 24 de março de 2017 às 09:49
- Unknown disse...
-
oi Eduardo! Muito boas suas postagens sobre o Kosovo. Estou praparando uma viagem para outubro e fiquei na dúvida sobre uma questão e gostaria de saber se vc pode me ajudar com uma informação. Estou planejando entrar no Kosovo via Macedônia e depois, entrar na Sérvia via Bulgária. Até onde vc pesquisou ou entendeu por lá, há algum problema entrar na Sérvia depois de já ter visitado o Kosovo? Vc teria informações sobre isso? Ficarei muito grata se puder me ajudar Muito obrigada!
- 25 de setembro de 2017 às 18:11
- Eduardo Trindade disse...
-
Renata querida!
Cada país que descobrimos juntos é sempre fascinante e o Kosovo, com sua cultura incrível, sua história complexa e suas belas paisagens, não foi diferente. Aprendemos muito e passamos dias inesquecíveis. E, claro, seguimos acompanhando à distância os passos desse bebê que nasceu de um casamento conturbado, mas que parece querer ir longe! - 25 de setembro de 2017 às 20:53
- Eduardo Trindade disse...
-
Oi, Flávia, obrigado!
Quanto à tua pergunta, acredito que não vá ter problema. Nossa experiência: entramos no Kosovo vindos de ônibus de Montenegro e saímos, também e ônibus, para a Macedônia. Os passaportes foram devidamente carimbados. Depois disso, fizemos uma conexão de avião na Sérvia mas, como era somente uma conexão, acabamos não passando por nenhum controle de fronteira daquele país.
Fora isso, a informação que tínhamos era que não poderíamos entrar na Sérvia vindos diretamente do Kosovo (o que não parece ser o teu caso). Também ouvi histórias de gente que teve o carimbo kosovar “cancelado” ao entrar na Sérvia (ou seja, o guarda da fronteira sérvia carimbava por cima da marca do controle do Kosovo), mas só isso. Não parece que barram ninguém nessas circunstâncias.
Enfim, a região anda relativamente bem tranquila, mas não custa monitorar as notícias para sentir como andam os ânimos dos governantes de um lado e outro. Torço para que dê tudo certo. O Kosovo é muito interessante e vale a visita! Se quiser mais informações, pode escrever. Abraço! - 25 de setembro de 2017 às 20:55
- Unknown disse...
-
oi Eduardo!
Muito ovrigada pelo seu rápido retorno e informações! Nós vamos para a Bulgária, Macedônia, Kosovo e numa pontinha da Sérvia. Estamos bem ansiosos! Mas, temos a certeza que vai ser muito bacana visitar estes países!
Abs, Flávia - 26 de setembro de 2017 às 08:21