quinta-feira, 25 de agosto de 2016

A ilha dos casórios e o Grande Schnauzer

Ao chegar à ilha de Ærø, tivemos instantaneamente a certeza de estar num lugar idílico, talvez um dos mais bonitos de toda a Dinamarca. A ilha tem pouco mais de 30 quilômetros de ponta a ponta e pouco menos de 10 mil habitantes no total. Percorrê-la é atravessar campos de trigo avistando lebres e coloridos faisões. Mas a parte mais pitoresca talvez seja mesmo as casas antigas e bem conservadas de vilas como Ærøskøbing.
Aliás, nossa acomodação em Ærøskøbing por si só já foi bem curiosa, pois chegamos e o dono estava literalmente de saída: instalou-nos no melhor quarto, entregou-nos a chave da pousada e despediu-se de nós apressadamente, pois tinha de pegar o barco. Alugáramos um quarto e acabamos ficando com o prédio inteiro para nós!
Logo descobrimos outra particularidade sobre a ilha: Ærø é conhecida como a ilha dos casamentos, alguns a consideram uma espécie de "Las Vegas europeia"! Constatar isso foi bastante curioso, até porque nós mesmos tínhamos acabado de nos casar. Em Ærø, eles têm agências especializadas em organizar os casamentos, incluindo viagem, cerimônia, recepção e papeladas, e tem-se a impressão de que a todo momento está acontecendo um casamento em algum ponto da ilha. As igrejas tocavam o sino e nunca tínhamos certeza se estavam apenas chamando para a missa ou se tratava de mais um casamento!
Outra particularidade de nossa passagem pela ilha - esta, longe de ser exclusividade de Ærø - foi o encontro com o Grande Schnauzer. "O Grande Schnauzer" é como chamávamos Netto, a rede de supermercados dinamarquesa que tem como símbolo justamente um cão schnauzer. Dado que nossa pousada tinha uma cozinha nova e bem equipada, ir ao supermercado comprar ingredientes para cozinhar nossa própria comida acabava sendo um programa bem convidativo. Mas não foi só em Ærø que fizemos isso: em outras cidades também buscávamos onde nos abastecer, principalmente com o insuperável iogurte de laranja local, e quando víamos o simpático cachorrinho já corríamos para ele: o Grande Schnauzer!

Um comentário:

Renata Teixeira disse...

Foi muito inusitado: alugar um quarto e receber todo o prédio só pra gente! Me senti responsável pela pousada, dona mesmo. Cada vez que passava pela porta conferia umas duas ou três vezes para ver se estava mesmo fechada, se tudo estava certo. A vista da janela era simplesmente incrível: bem na praça principal, vendo a torre da igreja, o restaurante elegante e a árvore maravilhosa. Tenho um monte de fotos daquela árvore linda!
Eu amo supermercados! Corrigindo: nós amamos supermercados!!! E o Grande Schnauzer foi um super achado! Tinha tanto muffin quanto iogurte de laranja!!! Claro que não posso deixar de comentar que o iogurte de laranja não era o MBM das Ilhas Faroe, mas ainda assim era um iogurte de laranja!
Até nisso a gente combina né, a gente curte "nomear" as coisas durante as nossas viagens! Minha alma gêmea!!!!!