domingo, 14 de agosto de 2016

De carro pela Dinamarca: Faaborg e o castelo de Egeskov

A ideia original era ir de Odense até Faaborg, mas não resistimos a uma passagem por Egeskov, que fica a meio caminho entre as duas cidades. O atrativo de lá é o castelo de Egeskov, que chama a atenção por ser muitíssimo bem preservado, além de bonito, com elementos góticos e renascentistas que, no fundo, têm tudo a ver com a imagem que temos dos castelos de cinema.
A história do castelo é interessante. Construído originalmente para defesa de seus moradores, foi reformado e transformado em museu pelos donos mais recentes: para sorte dos visitantes, vale mais a pena abrir as portas e cobrar ingressos do que manter o castelo fechado. Mesmo que o investimento com as instalações não tenha sido, de forma alguma, pequeno! Mais do que o castelo em si, o complexo contempla um verdadeiro parque com jardins, árvores, espaços para jogos ao ar livre e diferentes (e sofisticados) museus. Dá para passar facilmente um dia inteiro lá. Vimos muita coisa e, ao consultar a página do castelo na Internet, ainda descobri que deixamos de lado muitas outras atrações. De qualquer forma, merecem destaque as coleções de veículos antigos (carros, motos, bicicletas e até aviões), brinquedos, roupas, objetos... E o castelo propriamente dito, é claro. Um castelo desses, cercado de água e de verde, enche os olhos de qualquer um.
Saindo de lá, rumamos para Faaborg, uma pequena cidade e porto no sul da ilha. O centro da cidade é compacto e repleto das casas antigas e bonitas que (estávamos descobrindo) se encontram em praticamente toda a Dinamarca. A verdade é que, tendo nos concentrado em passear pelo complexo de Egeskov, não tivemos muito tempo em Faaborg. Mas a cidade também é um ponto de partida para a travessia, em barco, até a pitoresca ilha de Ærø. Que é história para o próximo capítulo.

Um comentário:

Renata Teixeira disse...

Eu nunca conseguiria escolher só algumas poucas fotos para postar aqui! Tantos lugares maravilhosos, tantas histórias de cada lugar... seus textos são maravilhosos, mas não posso deixar de parabenizar também por conseguir a mágica escolher (imagino que não sem sofrimento) fotos tão lindas!
O Castelo é mesmo maravilhoso! Cheeeeeeio de atrações! O mercado "secos e molhados" com coisas muito antigas, a caminhada em cima das árvores, os jardins e a tirolesa onde nos divertimos tanto! A gente consegue se divertir com qualquer brinquedo!!!
Muito muito gostoso!