sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Krtek, a toupeirinha

Krtek - literalmente a Toupeira - é um personagem de desenho animado tchecoslovaco ou, mais precisamente, tcheco (seu criador é tcheco e e ela nasceu em Praga mas, na época, o que existia era a Tchecoslováquia e os dois atuais países da região eram ainda mais ligados do que hoje). Trata-se de um desenho singelo, simpático, voltado para crianças mas fácil de cativar gente grande como nós. No final das contas, mesmo sem nunca termos visto a Toupeirinha quando pequenos (a Guerra Fria contribuiu para deixar muitas coisas longe de nós por muito tempo, e mais coisas ainda longe do lado oriental), não há como não se afeiçoar a ela. O clima do desenho lembra um pouco o de alguns desenhos da nossa própria infância, porém sem a maldade que havia (e nem sempre percebíamos) num Pica-Pau ou num Tom & Jerry.
Hoje já é bem mais fácil transitar entre os dois lados da ex-Cortina de Ferro, e assim a Toupeirinha não só viajou o mundo como já virou até astronauta, numa das missões do ônibus espacial Endeavour! Infelizmente não é fácil achar vídeos dela no Youtube, mas pesquisando a fundo no Google às vezes se encontra alguma coisa.
Enfim, no nosso caso, conhecemos a Toupeirinha enquanto andávamos por terras tchecas e eslovacas. Ela está na televisão dos dois países, assim como está nas livrarias e em referências diversas (camisetas, bonecos, bonés) das cidades de lá. A Toupeirinha é um tanto atrapalhada, mas tem bom coração. Sua curiosidade às vezes a coloca em confusão; em compensação, sempre há algum amigo disposto a ajudá-la.
Foi amor à primeira vista, claro. Como resultado, nós a trouxemos para casa, onde ela imediatamente faz amizade com o Puffin. Hoje, onde um vai, vai o outro junto! Aliás, quando soube que eu estava escrevendo sobre a Toupeirinha, o Puffin fez questão de deixar uma mensagem para ela. Aqui vai: próóóóóó!!!

2 comentários:

Renata Teixeira disse...

Que texto mais fofo!!! Fofo quem nem a Touperinha!!! Sim, foi amor à primeira vista. Lembro que o primeiro desenho que vi na TV da nossa casinha alugada foi um episódio em que ela se gruda com chiclete e vários pássaros vieram ajudá-la. Uma fofura de bichinho! E como diz o Puffin: próóóóó!!!!!!

Eduardo Trindade disse...

A Toupeirinha entrou na nossa vida quase por acaso, no meio de uma viagem, e como não se apaixonar, não é mesmo? Essa história em que ela se grudou toda... Que pena que deu, mas tudo terminou bem! Bem dizem que não se deve dar chiclé para crianças pequenas!