terça-feira, 20 de setembro de 2016

De carro pela Dinamarca: Ribe e Vejle

Da ilha de Ærø, seguimos para a Jutlândia, a península que concentra a maior parte da Dinamarca em termos de área. A travessia, mais uma vez, fizemos num dos confortáveis ferries dinamarqueses.
Chegamos assim à pequena cidade de Ribe, a mais antiga do país. O centro pode ser facilmente percorrido a pé. Mesmo assim, ficamos com a sensação de não ter dedicado tempo suficiente a Ribe. Sim, andamos pela acolhedora rua principal. Cruzamos uma antiga ponte sobre o rio. Atraídos pela vitrine, entramos numa convidativa padaria. Vimos a grande catedral (a igreja mais antiga de toda a Dinamarca) e as ruínas vikings.
Por outro lado, muito do que vimos foi rapidamente, sem o tempo adequado que cada detalhe pede para apreciá-lo, digeri-lo ou torná-lo familiar. Assim: não vimos o interior da igreja; não visitamos o museu viking da cidade; não fomos ao parque natural de Wadden, que fica perto, mas demandaria tempo para ser explorado.
De Ribe, seguimos para Vejle, no lado oriental da península. Ao contrário de Ribe, Vejle tem ar de cidade grande (embora, com 100 mil habitantes, seja grande apenas para os padrões dinamarqueses) e arquitetura mais moderna. Daí que a passagem por lá acabou sendo interessante como forma de sair um pouco do roteiro de cidades pequenas e pitorescas que vínhamos fazendo há alguns dias. Mas também não tivemos muito tempo em Vejle, apenas o suficiente para caminhar pelo centro e almoçar. Embora viéssemos rodando mais ou menos à toa (como boas férias merecem), tínhamos um objetivo bem especifico de estar no extremo norte do país antes do final do dia. Motivo esse que é assunto para o próximo capítulo!

2 comentários:

Renata Teixeira disse...

Em Ribe tivemos a sorte de nos hospedar na casa de uma artista russa. Nosso quarto era uma galeria de arte, toda a parte da casa que nos foi reservada era uma galeria de arte. Muito lindo! A cidade tem rodas d'águas que moviam fábricas e agora são atrações que emprestam beleza e musicalidade. Foi uma pena a gente não poder passear pelo parque nacional (Wadden Sea National Park).
Em Vejle experimentamos o "saboroso"Africola!!! =D Claro que não podíamos deixar a ciência de lado!
Também em Vejle, assim que chegamos na cidade, presenciamos um casamento. A noiva estava linda num vestido verde, e o noivo de bermudão, afinal, era verão!
Eu nunca tinha prestado muita atenção à noivas e casamentos, mas havíamos nos casado a pouco e estávamos em plena lua de mel, meus olhos ainda estavam captando tudo o que se relacionava a isso.
Sonho!!!! <3

Eduardo Trindade disse...

Tu sempre complementas com alguma coisa que deixei passar ou que não coube no texto, muito bom!
Pena que desta vez não trouxemos "refrigerantes gourmet" para dar de presente aos amigos (ou seriam inimigos?)!