sábado, 28 de maio de 2016

Festa da Bergamota

Uma coisa que não falta no Rio Grande do Sul são festas dedicadas a alguma fruta ou produto típico. É uma tradição bastante antiga (e não exclusiva do estado) a de festas da colheita. Lá, onde que cada cidade é conhecida por um produto (há a cidade do basalto, da maçã, do vinho...), a mais famosa é a Festa da Uva, em Caxias do Sul, mas há também as festas da maçã (em Veranópolis), do morango (em Bom Princípio), dos doces (em Pelotas), do queijo (minha favorita, em Carlos Barbosa)... E, entre várias outras, a Festa da Bergamota, em São Sebastião do Caí, que visitamos nesta semana.
Bergamota é como chamamos a fruta que em outras partes é conhecida por tangerina, mexerica, mandarins, clementina, laranja-cravo, poncã... Essa prosaica fruta sendo, assim, uma das que têm mais nomes diferentes.
Sendo uma fruta de inverno, a bergamota é bem emblemática dos meses frios no Rio Grande do Sul: não há gaúcho que não tenha lagarteado comendo umas bergas no sol.
Quanto à Festa da Bergamota propriamente dita, ela acontece a cerca de uma hora de carro de Porto Alegre. Pode não ser o maior nem o mais badalado destes eventos, mas é bem agradável (até porque nada precisa ser grande ou badalado para valer a pena). Fomos com pouco tempo e o dia estava chuvoso, mas gostaríamos de ter ficado mais. Teríamos aproveitado com calma a bandinha alemã, os jardins floridos, a feira, a exposição de frutas, os doces e, é claro, as bergamotas. Suculentas, saborosas, convidativas e baratas. Resistir? Impossível. Vai uma bergamota aí?

3 comentários:

Renata Teixeira disse...

Como são baratas!! Eu fiquei impressionada! Aqui a gente paga caro pelo quilo de mexericas tristes (às vezes secas) e lá pagamos "poucos pilas" por frutas suculentas e frescas. Eu gostaria de ver a competição das bergamotas, deve ser muito divertido. Mas agora já somos "iniciados" e na próxima, em 2018, se conseguirmos ir, com certeza aproveitaremos mais. As festas de colheitas são realmente muito pitorescas, adoro! E que venha a colheita do queijo!

Eduardo Trindade disse...

E tem sim degustação! Eu vi no Facebook deles que, aparentemente, ficam passando com umas cestas de bergamota pro pessoal comer a vontade. Nós não vimos ou porque ainda era cedo ou porque estávamos com pressa.
Mas no ano que vem vamos de novo! E neste ano vamos "colher" queijo!

Alice disse...

Eduardo,

a tua escrita foi/é tão convidativa quanto as bergamotas/tangerinas. Eu amo essa fruta e acho que mesmo sendo uma fruta do inverno, o cheiro marca o verão nas mãos!

Sonho em ir à Fenadoce em Pelotas, e de quebra conhecer uma amiga!

Abraços.