quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Paletas mexicanas, as legítimas; recuse imitações

Como tudo mundo sabe (embora alguns pareçam ter esquecido), o que no Brasil se chama uma paleta mexicana é, mais propriamente, um picolé, e brasileiríssimo, visto que fabricado aqui com ingredientes nacionais.
Não que eu seja contra o tal picolé em si, que na maioria das vezes é bom, mas me incomoda a forma um tanto predatória com que essa mania se espalhou, e ainda mais o conceito implícito de que "o que é de fora é melhor".
Isso posto, eu devo dizer que não esperava me deparar algum dia com "paletas mexicanas" (autênticas).
Até que aconteceu. Estávamos no México. Sem que procurássemos, de repente vimos uma sorveteria. E lá estavam elas, as paletas. Mexicanas, definitivamente. Imediatamente exclamei, maravilhado: elas existem!
Assim, tive de morder a língua: as paletas mexicanas existem! No México, é claro.
As sorveterias que vimos no México vendem tanto o sorvete propriamente dito, na casquinha ou no copinho, quanto os picolés (paletas, em espanhol mexicano). Estes são feitos feitos de maneira semi-artesanal, não têm o suposto glamour nem o preço de uma "paleta mexicana" brasileira mas, em compensação, são deliciosos. E com uma vantagem extra: além dos que são fartamente recheados de bombons, pode-se escolher entre vários inspirados em frutas ou doces típicos locais. A variedade é de deixar qualquer um encantado.
Ah, se os mexicanos soubessem das "paletas" brasileiras... iriam (merecidamente) cobrar royalties. E, se os brasileiros soubessem das paletas mexicanas, não iriam mais querer saber de imitações.

3 comentários:

Renata Teixeira disse...

"Tudo o que é de fora é melhor" só não impera nesse país na hora de cantar que "se é brasileiro com muito orgulho e com muito amor" - [nunca vou conseguir entender o fato dos argentinos fazerem músicas lindas e divertidas nos estádios e as nossas serem a m. que é! Como eu gostaria de ter talento para criar musicas como os carboneros!]
Brasileiro adora dizer que é italiano, espanhol, português, alemão, (africano jamais!)... mesmo que nunca tenha botado a patinha em nenhum desses lugares, [mas em jogo da seleção canta que é brasileiro com muito orgulho e com muito amor e dois passos depois joga lixo no chão. Amor é coisa que dá e passa].
E nossa língua! Ai o caso é de estupro mesmo!

Mas enfim, o assunto do texto são os deliciosos picolés e sorvetes mexicanos! O de mamey reinou absoluto no meu coração - melhor dizendo, no meu barrigão!!!

Eduardo Trindade disse...

Que saudade dos picolés e da "comida callejera" mexicana! Do mamey e das outras frutas! Só não tenho tanta saudade assim da pimenta...
Aliás, esses picolés (juntamente com o refrigerante que me cedeste) me salvaram. Não fosse por eles, eu estaria até agora com a boca comprometida pela pimenta mexicana!

Renata Teixeira disse...

Você só não está com saudade da pimenta mexicana porque tem 2 lindos vidros de pimenta aqui em casa!!! =D