Esfera armilar |
Uma avó da tabela periódica |
Esfera armilar |
Uma avó da tabela periódica |
Gostaria muito de conhecer Florença, bem como a zona da Toscana em geral. E as ideias que dá para visitar parecem-me ser de apontar!
Fiquei curioso de como se usa uma esfera armilar.
"Grosso modo", Arthur, a esfera armilar é um modelo do céu (da posição dos corpos celestes). Ela permite estimar a posição em que os principais astros devem ser encontrados e, comparando essa posição prevista com a posição observada (com um astrolábio ou sextante) é possível calcular a localização do observador (um sextante sozinho não serve para muita coisa, porque a medida dele precisa ser comparada com algum outro dado). Com o tempo, como as esferas eram pouco precisas, foram substituídas por almanaques náuticos, que são livros com os dados todos tabelados. E depois, claro, o GPS desbancou tudo isso.
Que inveja dessa tua visita! Como já te contei (e também o porquê) não fui a esse museu e sofro pois tenho certeza de que me apaixonaria por ele. Acabei de me lembrei da promessa de te levar no Museu de Ciências de Boston, você vai se encantar, não tenho dúvidas.