domingo, 24 de julho de 2011

O litoral da Bósnia-Herzegovina


Já percorri, de ônibus, todo o litoral da Bósnia-Herzegovina.
A declaração impressiona, principalmente a brasileiros como nós, acostumados a um país e a um litoral de dimensões continentais.
É preciso dizer, porém, que a Bósnia-Herzegovina é um país quase completamente interior e que possui pouco mais de 20 km de litoral, estendidos em uma única cidade, chamada Neum.
E não é apenas isto que faz de Neum um lugar atípico. Esta cidade herzegovina está espremida entre terras da Croácia ao norte e ao sul. Divide a Croácia em duas partes, ou seja, quem quiser ir do extremo sul croata à parte norte precisa passar dentro do território da Bósnia-Herzegovina.
Foi o que eu fiz.
Fiquei ligeiramente decepcionado quando percebi que a polícia de fronteira não carimbou meu passaporte - o fluxo de gente que passa por Neum em direção à Croácia é grande o suficiente para que um acordo entre os países fizesse abolir certas formalidades.

Por outro lado, o ônibus fez uma parada em Neum, apenas suficiente para tocar com meus pés a Bósnia-Herzegovina, sentir a brisa local e tirar algumas fotos. E então? Bem, esta pequena faixa de litoral não poderia diferir muito do belo litoral croata que a cerca. No mais, é claro que não se pode julgar um país inteiro em tão pouco tempo e tão pouco de seu território. A alma da Bósnia-Herzegovina certamente está mais fundo, não no seu litoral. Entretanto, sim, Neum vale pela curiosidade.

Um comentário:

Introoooo disse...

Deve ter sido muito legal sua viagem.
Um abraço.